Observatório Socioeconômico
Observatório
O presente projeto visa atender o Edital PROCOREDES VII, constituindo−se em uma pesquisa por demanda dos Coredes do Estado do Rio Grande do Sul. De longa data, o Corede da Produção − CONDEPRO tem manifestado a necessidade de produzir e ter disponível uma base de dados, informações e conhecimentos, como subsídio ao planejamento e gestão regional.

Por outro lado, dentre os 23 municípios que integram o CONDEPRO existem carências de mapas e bases espaciais com informações precisas de sua localização, fato que dificulta um planejamento mais simétrico. As disparidades intra−regionais, em especial de dados e informações socioeconômicas também se refletem em dificuldades de acesso a recursos e a políticas públicas que possibilitam o desenvolvimento da região.

Uma maneira de amenizar tais dificuldades está relacionada com a criação de um local físico que possua recursos tecnológicos, infra-estrutura e capital humano para compilar informações de diversas variáveis socioeconômicas da região da Produção.

Associado a isso está a necessidade de acompanhar a evolução das ações propostas no planejamento estratégico da Região da Produção desenvolvido pela Agência PóloRS. O acompanhamento dos indicadores propostos servirá para identificar se os objetivos propostos estão sendo atingidos em comparação com a meta estabelecida.

Para tanto, a constituição de um observatório socioeconômico regional pauta−se em um trabalho a ser desenvolvido em três etapas ¿ curto prazo, médio prazo e longo prazo − dada a complexidade de sua organização e, também, a necessidade de financiamentos. Além disso, o levantamento será baseado nas demandas dos 10 fóruns temáticos estabelecidos no Planejamento Estratégico do Corede da Produção, a saber: Justiça e Segurança; Saúde; Educação e Cultura; Meio ambiente; Esporte e ação Social, Inovação e Tecnologia; Desenvolvimento Regional; Agronegócio; Gestão Pública e Infraestrutura e Logística. O Planejamento Estratégico é parte integrante da Agenda estratégica que, através de um processo participativo, busca identificar diferentes maneiras de transformar o Rio Grande do Sul no melhor estado para se viver e trabalhar até o ano de 2020.

Também, há que considerar que a criação desse observatório será fundamental para, entre outras finalidades, difundir a pesquisa junto à população e fomentar aos poderes locais no processo de tomada de decisão. O grupo de pesquisa, integrado os municípios que compõem o Corede da Produção, levarão em conta características regionais, e com apoio dos dados e indicadores obtidos na pesquisa, com a formação de recursos humanos e com a integração da universidade/centros de pesquisa com iniciativas públicas e privadas, poderá promover a transferência deste conhecimento para a sociedade. Dessa forma, entende−se ser possível contribuir para a diminuição das enormes desigualdades que ocorrem entre as regiões.

 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI