Observatório Socioeconômico
Planejamento Estratégico
Procedimentos para a criação do Observatório Econômico da Região da Produção

A primeira etapa da criação do observatório econômico está relacionada com o desenvolvimento e compilação dos dados relativos a cada indicador de curto prazo para as diferentes áreas temáticas anteriormente analisadas.

Os indicadores, quando já existentes, serão absorvidos de banco de dados secundários e acompanhados periodicamente para analisar a evolução dos mesmos ao longo do tempo. Para tanto, utilizar−se−á diferentes banco de dados disponíveis nas instituições (ensino, pesquisa, administração pública, etc.) do estado, da região e dos municípios. Para os dados disponibilizados em sites a coleta será realizada através de pesquisa junto aos portais. Para os demais dados, em primeiro lugar serão realizadas visitas às instituições nos 21 municípios que compõem o Corede Produção para sensibilizar sobre a importância do fornecimento sistemático dos dados. Após, a coleta será realizada através de formulários periódicos que serão preenchidos pelos responsáveis pela informação e serão encaminhados para o observatório socioeconômico, que fará a tabulação das mesmas no banco de dados.

Os indicadores que não estão disponíveis serão criados através da utilização de dados primários e secundários. Ambos os indicadores seguirão a metodologia discutida e aprovada nos fóruns de discussão, servindo de norte para os pesquisadores obterem os índices.

Com o banco de dados formado inicia−se o acompanhamento dos indicadores para a Região da Produção e a comparação com as metas de cada índice, pois todos os indicadores possuem parâmetros de comparação associados a metas pré−estabelecidas pelos participantes dos fóruns temáticos. Os indicadores serão todos disponibilizados através do portal do Corede e espacializados por mapas temáticos para cada indicador, sendo que, assim, todo o interessado terá acesso às informações relativas à região da Produção.

Na segunda etapa ter−se−á o desenvolvimento dos indicadores de médio prazo que seguirão os mesmos procedimentos relatados anteriormente. Após a criação dos indicadores inicia−se o processo de acompanhamento dos índices regionais em relação às metas estabelecidas no planejamento estratégico, já que são elas que informarão o desempenho da Região da Produção diante da implementação do mapa estratégico.
planejamento-estrategico
Figura 1 - Ciclo de atividades do Observatório Econômico para a Região da Produção

A terceira fase envolverá a criação dos indicadores elencados como de longo prazo, ou seja, devido à dificuldade de desenvolvimento dos mesmos há necessidade de maior tempo e recursos para obtê−los e, conseqüentemente, realizar um acompanhamento criterioso da evolução do indicador no Corede da Produção frente a meta estabelecida a priori pelos fóruns temáticos.

As metas foram identificadas pelos participantes nas várias discussões realizadas ao longo de 2008 a 2010 e servirão de comparativo para o indicador do Corede da Produção. A meta pode ser baseada na percepção dos agentes envolvidos nas discussões ou através da identificação do melhor indicador entre as regiões do estado e, com isso, busca−se atingir a meta definida pela melhor região do estado relacionada àquele indicador analisado (benchmark) (AGÊNCIA POLORS, 2010).

Nessa etapa, espera−se que os atores envolvidos no desenvolvimento regional possam tomar decisões baseadas em informações idôneas e de fácil interpretação através de tabelas, figuras, gráficos, mapas geográficos, etc. disponibilizados no portal do Corede da Produção.

Além do acompanhamento interativo serão elaborados, periodicamente, boletins e informativos com análises regionais contendo o comportamento dos indicadores que estão sendo acompanhados. As publicações serão disponibilizadas a todos os interessados através do portal do Corede Produção e auxiliarão na interpretação dos índices, mapas geográficos e na realização de estudos técnicos nas áreas temáticas nas diferentes cidades que compõe a região. Além disso, os resultados serão divulgados em Encontros, Congressos, Fóruns no âmbito regional, estadual e nacional.

 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI